top of page

ATUALMETE;

artcafumga.jpg

MESTRE  BATMAN

Nascido no dia 11 de fevereiro de 1986, em Belém do Pará, Jeymeson Davyd da Silva Beckman, mais conhecido no mundo da capoeira como (BATMAN), iniciei na capoeira em 1994 em Minas Gerais. 
Conheci a capoeira no bairro Cabana do Pai Tomaz onde morava, no projeto chamado Grupo de Apoio Criança ao Adolescente.
Meu primeiro Mestre foi Robston (Mestre Binha) na época em que seu grupo se chamava Sinhá Capoeira.
Conheci Mestre Cafunga (Walmir) no grupo do mestre binha, fiquei impressionado com mestre cafunga e comecei a copiar seu estilo de capoeira foi dai que surgiu meu primeiro apelido de capoeira cafunguinha.
O tempo passou, sai do grupo do mestre binha, logo depois que mestre cafunga saiu do grupo também.
Conheci mestre Buleia (Joemilson) e fiz parte do seu grupo Arte Quilombo de Capoeira.
Algum tempo depois sai do grupo do mestre buleia.
Comecei a dar aulas de capoeira trabalhando com crianças de creche, adolescente, adulto e idosos.
Viajei para diversos eventos fui em varias rodas em BH no qual fiquei conhecido como Batman apelido que recebi no grupo do mestre buleia.
Tempo depois me encontrei novamente com mestre cafunga e então comecei a treinar com ele em seu grupo de capoeira chamado Minarte Capoeira.
Em 2011na cidade de Dom Bosco norte de minas fui formado a professor de capoeira pelo mestre cafunga.
E em 2022 apos 11 anos no dia 17 de dezembro, Mestre Cafunga junto com Grão Mestre Dunga entregaram minha esperada e sonhada graduação de mestre e diploma.

Grão mestre Dunga

(presidente de honra do grupo)

O senhor Amadeu Martins, conhecido como Grão Mestre Dunga, nasceu em Feira de Santana – Bahia. Ele revelou que foi trazido para Minas Gerais por sua mãe que o deixou, juntamente com as suas irmãs, na cidade de São João Del Rey –MG. Nessa ocasião ele fugiu de casa e passou a viver por conta própria. Com quinze anos de idade ingressou no Exército de Juiz de Fora como Taifeiro (criado de bordo: Dicionário Aurélio), depois ingressou como soldado, quando por volta de 1970 foi transferido para o 12 BI (Batalhão de Infantaria) Belo Horizonte.

 

 

Este mestre pode ser considerado como um dos personagens mais públicos da cidade por ter exercido intensamente, durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, um trabalho de divulgação da capoeira, liderando, juntamente com outros, rodas nas feiras e praças do centro de BH como a Praça Sete, Praça da Rodoviária, Praça da Estação, Praça da Liberdade e Parque Municipal. Desta maneira, o Grão Mestre Dunga se tornou o patrono da capoeira na cidade. Nas rodas de rua foi protetor da imagem da capoeira desta capital enfrentando qualquer um que desrespeitasse ou desqualificasse os capoeiras daqui. Ao mesmo tempo foi responsável por acolher não só capoeiras de outros estados que visitavam Belo Horizonte e chegavam na roda de rua, como também meninos de rua, de vilas e favelas, inserindo-os nas atividades de aprendizagem e treinamento, de maneira que muitos se tornaram mestres de capoeira que, na atualidade, exercem trabalhos dignos de difusão, preservação da capoeira, além do trabalho social com crianças e jovens em comunidades carentes.

A sede da Associação Cordão de Ouro Eu Bahia, fundada pelo Grão Mestre Dunga em Belo Horizonte, conhecida como A Senzala, é um local que desde a década de 1970 vem sendo utilizado para aprendizagem, treinamento e formação de professores e mestres de capoeira de toda região metropolitana da capital mineira. Este terreno foi apropriado por Amadeu Martins, conhecido como Grão Mestre Dunga, o qual foi um pioneiro da capoeira de Belo Horizonte e de Minas Gerais.


 

No início, na década de 1970, a Senzala era um terreno desocupado, uma quadra improvisada que passou a ser utilizada para realização de treinos de capoeira. Aos poucos o mestre foi se apropriando do espaço e iniciou a construção de um salão coberto, onde morava e desenvolvia um trabalho de transmissão da capoeira.

 

 

Assim, a sede da Senzala pode ser considerada como um dos “templos” onde a capoeira mais se desenvolveu em Belo Horizonte ao longo dos anos de 1970, 1980 e 1990. A história deste local e de seu fundador se mistura com a história da capoeira da capital mineira. São incontáveis a quantidade de pessoas que passaram por este local. Entre os milhares de praticantes de capoeira que

 

trilharam diversos caminhos profissionais, muitos seguiram a carreira de mestres e contra-mestres que formaram seus grupos e desenvolvem trabalhos com esta modalidade, não só em Minas Gerais, como no Brasil e no mundo.

Apesar de passar por alguns problemas de saúde, em que teve que colocar uma prótese nas duas articulações pélvico-femorais, o Grão Mestre Dunga ainda está em plena atividade, liderando rodas de rua como a roda da Praça Sete que é uma tradição quase 50 anos, além de cursos folclóricos e terapêuticos com públicos diversificados como crianças, jovens, adolescentes, adultos, pessoas com deficiência e terceira idade.

82d9c34b-a623-4dc4-ba67-7d50338ad0d8.jfif

MESTRE  DALUA
Daniel Magalhães de Andrade, 
Nasceu em 14 de fevereiro de 1986 em Jaboticabal SP, seu primeiro contato com a capoeira foi em apresentações escolares no início dos anos 90. 
Praticou Karatê e Tae Kwon do na adolescência porém se identificou com a Capoeira fazendo algumas aulas com o então professor Fuscão  do grupo de Capoeira Iuna, no ano de 2000 se muda para Chapada Gaúcha, MG, na turma da oitava série liderados por seu amigo Israel ( in memorian) a turma se dedicou e com movimentos básicos e simples fizeram várias apresentações naquele ano na escola, em praças e festas da cidade além dos comícios políticos que ainda permitiam apresentações públicas.
Treinou com vários graduados, e professores que visitavam a cidade por 3 anos entre eles Damiana, Geová, Getúlio. 
Porém no ano de 2003 conheceu Mestre Pombo (in memorian) do Instituto de Capoeira Ladainha, na qual a sede está em Brasília com o mestre Gilvan Andrade. 
Dalua se tornou responsável pelos treinos das crianças e Israel pelo treino dos adultos e assim seguiram alguns anos com várias apresentações pela região noroeste de MG, no ano de 2008 Dalua conhece mestre Gilvan que lhe ofereceu o curso de Capoterapia caso o mesmo fosse a Brasília, indo em Brasília pode fazer o curso e conhecer mestre Cafunga. Em 2010 mestre Cafunga justamente com o saudoso mestre Pombo juntam os trabalhos e dentro do Minarte Capoeira Dalua passa a treinar com mestre Cafunga por 2 anos. 
Em 2011 com a morte de mestre Pombo Dalua se vê bem abalado e entra em um ciclo depressivo ficando distante da capoeira por 1 ano. 
Indo para o Rio Grande do Sul Dalua passa a fazer um trabalho social com crianças nas escolas porém utilizando o nome Capoterapia esse trabalho segue até 2014, estagiando um tempo com seus amigos e irmãos de capoeira  contramestre Sancho da Associação de Capoeira Negro Escravo ACENE e mestrando Cobaya Associação Pombo Capoeira  retornando para o Instituto de Capoeira Ladainha Dalua recebe a graduação de Contramestre em 2017 e  permanece no grupo até o início de 2022, saindo do mesmo com uma boa relação com mestre Gilvan e todos do grupo, em maio de 2022 Ao Receber uma proposta de um trabalho focado na Capoeira Pedagógica e também a Capoterapia e o Aerofigth Dalua retorna ao Minarte Capoeira representando o trabalho de mestre Cafunga com o reconhecimento da graduação de mestrando, cursando o sétimo semestre da Faculdade de Educação Física na Faculdade Albert Einstein no presente momento (outubro de 2022) Dalua segue com o trabalho na cidade de Natalândia, tentando levar a mesma de volta para Brasilândia de Minas focado no trabalho e no legado de seu mestre, novas páginas serão escritas logo mais, que Deus nos dê saúde e vida longa para seguir adiante.

Pagina criada por mestre  Cafunga

Cafungacapoeira@gmail.com

 

 Tel:( 031) 97215-6009 

Treino nos espaços dos CRAS  da Prefeitura -

Dom Bosco,Bonfinopolis de Minas,Natalandia,Arinos,Belo Horizonte.

Unknown Track - Unknown Artist
00:00
  • Twitter Classic
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Classic
bottom of page